Como Ganhar Dinheiro no YouTube: Dicas Simples

No artigo de hoje quero falar um pouco mais sobre como ganhar dinheiro no YouTube sem precisar ter milhões de seguidores e sem precisar fazer vídeos todos os dias.

Apresentarei as quatro maneiras através das quais dá para fazer isso. Vou explicar todas elas para que você entenda e tenha as melhores chances possíveis de criar um bom canal no YouTube e ganhar dinheiro com isso.

Sem mais delongas, vamos falar das quatro maneiras de fazer isso. Provavelmente você conhece a primeira dica e vê os ditos YouTubers fazendo isso por aí: criar um canal com o objetivo de ter muitos seguidores e muitos vídeos.

Primeira Maneira é criar um canal

Não é que muitos seguidores e muitos vídeos dão dinheiro por si só, mas sim o que acontece com esses seguidores dentro do seu canal.

Há muitos anos atrás, o YouTube foi comprado pela Google. Uma das maneiras que a Google achou para rentabilizar o site foi mostrando anúncios dentro dos vídeos.

Grande parte desses YouTubers que têm canais gigantes mostram anúncios em alguma parte do vídeo. Esses anúncios podem até aparecer antes do vídeo (in stream).

Toda vez que alguém clica nesses anúncios, o dono do canal ganha dinheiro. O valor por clique pode variar de alguns poucos centavos chegando até mais dólares.

No Brasil, esse valor não é tão alto. Nos Estados Unidos, onde o custo do clique é alto, geralmente se ganha mais por clique. Até hoje, 95% da renda da Google vem da Adwords – ou seja, aqueles resultados pagos de pesquisas e banners em sites. Às vezes é tão bem feito que nem parece ser um anúncio.

Um dos locais onde esses anunciantes conseguem mostrar esses anúncios é no YouTube. Esse é um dos caminhos que você pode fazer.

Depois de explicar o caminho número 2, vou explicar porque não recomendo esse primeiro caminho para a grande maioria das pessoas.

formula negocio online 2.0

formula negocio online 2.0

A segunda maneira de se ganhar dinheiro com o YouTube

É criando um canal com muitos seguidores, com bastante vídeos. Além de mostrar anúncios do Adwords nos vídeos, você pode receber patrocínios também.

Então, vamos supor que você crie um canal no YouTube e faz vídeos sobre viagens. Você mostra suas viagens, dá dicas e faz um monte de conteúdo para atrair seguidores e criar um canal.

Algumas empresas podem se interessar por isso. Até eu mesmo poderia querer anunciar meu produto (Férias Sem Fim) nesse canal.

Eu poderia dar um certo valor para que você anuncie meu produto lá. O dono do canal poderia falar em um certo episódio: Seria um patrocínio que eu fiz para a pessoa. Seria um canal que eu goste, que tem bastante gente e cujo o público estaria interessado no meu produto.

Então, eu patrocinaria o canal para anunciar nele. Essas são duas maneiras de ganhar dinheiro através de um canal grande com muitos seguidores.

Com certeza são maneiras viáveis. Existem Youtubers com milhões de seguidores. Mas muitos deles começaram há muito tempo atrás. Naquele tempo, a competição era muito menor.

Eu tenho vídeos mais antigos que rankeiam muito mais facilmente do que os vídeos de hoje em dia (por existir menos concorrência naquela época).

Vale a pena olhar outras alternativas ao invés dessa. Eu, pessoalmente, não gosto. Não tenho saco para ficar fazendo vídeos todos os dias.

Não tenho o objetivo de ter milhões de seguidores. Mas é isso que as duas primeiras opções englobam. A maioria das pessoas acham que essas são as únicas opções, mas não são.

A terceira opção é canal pago

Algo que o YouTube está começando a oferecer agora. Você pode criar uma espécie de canal pago. Você teria certos vídeos protegidos no seu canal e só quem for seu assinante teria acesso a esse conteúdo.

Vejo isso como uma alternativa mais viável. Isso não precisa de milhões de seguidores e visualizações para dar um bom dinheiro. Então, essas são as três primeiras opções: anúncios, patrocínios ou ter assinantes pagos no canal.

Essas três alternativas envolvem ter muitos seguidores e muitas visualizações para ganhar um dinheiro bom o suficiente como num negócio online no qual você dedica seu tempo integral.

O que eu faço são as duas últimas opções. Ao invés de focar em criar vídeos todos os dias, seu objetivo pode ser não usar o YouTube como fim, mas sim um meio. O fim é criar um negócio online lucrativo no qual você possa dedicar seu tempo integralmente.

A quarta maneira é criar um canal sobre um nicho específico

Os nichos podem ser vários: aeromodelismo, música eletrônica, jogos, marketing, vendas, perda de peso, finanças, costura, como educar seu cachorro… têm vários nichos pequenos.

Você pode subdividir até ser o especialista naquele nicho. Talvez “ganhar dinheiro” seja um nicho muito grande. Então, “ganhar dinheiro para mulheres” seja melhor. “Ganhar dinheiro para mães com filhos” talvez seja melhor ainda.Conheça o formula negocio online.

Você pode dividir seu nicho até que ele fique pequeno suficiente (mas grande o suficiente) para criar um canal. Você não precisa ter milhões de seguidores e visualizações. O necessário é ter poucas pessoas altamente interessadas no que você tem.

Então, você poderá fazer uma oferta para essas pessoas. Esse produto pode ser de outras pessoas. Na internet, chamamos isso de “trabalhar como afiliado”.

Afiliados são vendedores por comissão. Não sei porque na internet eles são chamados de “afiliados”. Se alguém souber, por favor, me explique nos comentários.

Eu posso usar esse tráfego que o canal construiu para direcioná-lo para meu produto. Não estou roubando o tráfego dele. É assim que o canal ganha dinheiro.

Eu posso estar lá como anunciante. Essas eram as dicas de como ganhar dinheiro com o YouTube.

Se você gostou do artigo deixe seu comentário e ate o próximo artigo.

 

.